
Baby blues ou tristeza materna acontece cerca de 3 dias após o nascimento do bebê, dura cerca de 14 dias.
Logo após o parto a mulher tem a vida totalmente alterada, revirada do avesso mesmo. Não consegue dormir vigiando o bebê, o bebê demanda muito, a recém-mãe pode ficar muito alerta, acelerada, surgem sentimentos de inadequação acha que não vai ser uma boa mãe que não vai saber cuidar do filho, acha que o bebê é bom demais pra ser verdade e que não é merecedora de um bebê tão lindo, isso pode ser a oscilação dos hormônios falando.
Há um estranhamento de si mesma: “Cadê aquela mulher que estava aqui antes quem é essa agora?”
Vem uma saudade da mulher que era antes da maternidade, de poder sair a hora que queria, comer o que queria e quente, pois agora que o bebê nasceu não tem hora pra comer, pra tomar banho nem pra dormir!
Que rotina cansativa tem uma mulher logo após se tornar mãe, que se depara com a realidade de ter um filho que ela amamenta, troca fralda, um bebê que chora, que não dorme, e o pensamento que vem muitas vezes é o de “quero minha vida de volta, o que que eu fiz com a minha vida, não estava preparada pra isso!”
Isso na maioria das vezes acontece com as mulheres que realmente não se prepararam para gestação que se apegam a coisas fúteis como fazer o enxoval, tudo isso pela estimulação social, não se fala sobre a construção da maternidade e de seus desafios!
Se a mãe não é preparada imagine o pai para exercer a paternidade. Muitos homens ainda se encontram perdidos nesse novo ambiente, muitos até tem boa vontade, mas não sabem exatamente qual seu papel ali, o que fazer? Se vão vestir uma roupinha no bebê perguntam pra mãe qual devem vestir, não percebem que precisam apoiar a mãe a construir o vínculo com o bebê e ir compartilhando com ela as tarefas de casa e dos cuidados para com esse novo integrante que chegou na casa, pais podem trocar fraldas, dar banho, etc.
Mas calma! Crises, trazem evolução na maioria das vezes.
Ela precisa de alguém que cuide do bebê pra ela dormir melhor, para ela ir fazer as unhas, para ela tomar um banho, para ter um tempo pra si.
Cerca de 80% das mulheres apresentam esses sintomas e passa com 15 dias.